O extrato do INSS é um documento importante para você acompanhar sua situação junto à Previdência Social. Principalmente para poder planejar e organizar seu acesso e recebimentos de benefícios previdenciários como auxílios, pensões e aposentadorias.
Com a facilidade da Internet nos dias de hoje você pode fazer muitas coisas sem sair de casa. Uma delas é acompanhar sua situação junto ao INSS, seja através do acesso ao extrato facilitado ou dos mais de 90 tipos de serviços que estão disponíveis hoje no Portal Meu INSS.
É tudo muito fácil, simples e prático!
Em 2019 o INSS lançou a plataforma digital para atender os segurados, para facilitar o acesso às informações sem a necessidade de terem que se deslocar até uma agência.
Estima-se que, com a plataforma, todo mês mais de 670 mil segurados deixam de se deslocar de suas casas ou do trabalho para ir às agências e acessam as informações através do Portal.
Através da plataforma do Meu INSS você pode fazer pedidos e acompanhar o andamento dos seus pedidos de benefício, consultar os seus extratos previdenciários, fazer agendamentos e solicitações. Também existem disponíveis diversas simulações, como a de cálculos de tempo de contribuição, dentre outros serviços.
É isso que vou te mostrar neste artigo, como acessar os serviços mais importantes que podem lhe ajudar e muito a controlar e acompanhar seu histórico previdenciário.
Extrato de pagamentos de benefícios
Vou começar te mostrando o funcionamento digital para acessar o seu Extrato de Pagamentos do seu benefício do INSS.
Você sabia que é de extrema importância consultar periodicamente o seu Extrato de Pagamentos de Benefício?
Sim, porque assim você verifica sempre se todas as informações referentes ao seu pagamento de aposentadoria estão sendo lançadas corretamente, com a data e banco em que o valor do benefício cai certinho. Assim qualquer divergência ou falha pode ser rapidamente identificada para que você procure solucionar e evite problemas com o seu recebimento.
Através da consulta do extrato de benefício você pode acompanhar, inclusive, eventuais informações a respeito de seus empréstimos consignados, décimos terceiros e tudo que é descontado ou acrescentado no valor da sua aposentadoria.
Existem algumas formas para ter acesso ao extrato de pagamento de benefício, sendo que em duas delas você terá que acessar o portal do Meu INSS. Eu vou te explicar como.
A primeira forma é a tradicional, indo a uma agência do INSS.
Lembrando que hoje o atendimento das agências funciona somente por agendamento. Então de todo modo você pode ter que agendar pelo Portal Meu INSS ou pela Central de Atendimento através do número 135.
Para você, que prefere ir pessoalmente à agência para ter acesso ao seu extrato de pagamentos, mesmo com a possibilidade de obtê-lo online, será necessário seguir as seguintes etapas para solicitar o atendimento.
Pelo 135 – Ligar e fazer o processo de agendamento conforme as instruções da ligação.
Agendamento de Atendimento pelo Portal Meu INSS:
- Acesse o Meu INSS pelo seu navegador de internet;
- Entre com o seu login e senha ou cadastre uma senha;
- Vá em Agendamentos/Solicitações;
- Clique em Novo Requerimento;
- Digite no campo de pesquisa a palavra: pagamento;
- Selecione o serviço desejado – Extrato de Pagamento de Benefício;
- Escolha a data e a hora que deseja ir retirar o extrato na agência;
- Compareça na data e hora marcadas e retire seu extrato.
Quando for à agência retirar o seu extrato do INSS será necessário apresentar os seguintes documentos:
- RG ou outro documento de identificação com foto;
- CPF;
- Procuração ou termo de representação legal no caso de outra pessoa retirar para você.
Acessando o Extrato do INSS pelo Meu INSS
A segunda opção para obter seu Extrato é por um processo completamente online, também através da Plataforma Meu INSS.
Penso que se você vai entrar para agendar e ir na agência do INSS depois para pegar o extrato, talvez seja mais fácil já fazer esse caminho e ter o acesso direto pelo site.
Eu vou te mostrar como fazer!
É muito mais cômodo, basta seguir as seguintes etapas:
- Acessar o Meu INSS;
- Entrar com login e senha caso já seja cadastrado. Se for seu primeiro acesso é necessário cadastrar para depois entrar.
- Após acessar o sistema, procurar do lado esquerdo da sua tela a opção Extrato de Pagamento de Benefício.
- Pronto, é só clicar e emitir o documento.
Outras opções de acesso ao Extrato do INSS – Pagamentos:
Uma terceira opção para obter esse extrato é retirá-lo em uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Algumas pessoas já estão acostumadas com esse procedimento e podem continuar fazendo, mas claro que isto depende da agilidade de como você é atendido. De repente é melhor fazer pelo Meu INSS logo de uma vez.
Outra opção, que também é oferecida pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil que pode ser bem interessante para você, é retirar o extrato através do home banking.
As instituições disponibilizam um campo da Previdência Social com o acesso à opção de emitir o Extrato Previdenciário, tudo online também.
Extrato do INSS – Concessão de benefícios
Um dos serviços que está disponível na plataforma do Meu INSS é o acesso ao Extrato de Concessão de Benefício.
Através deste extrato do INSS, o beneficiário consegue ter uma declaração constando os benefícios existentes em seu nome.
Caso precise deste extrato é só seguir as seguintes etapas:
1. Acessar o Meu INSS.
2. Entrar com login e senha caso já seja cadastrado. Se for seu primeiro acesso é necessário cadastrar para depois entrar.
3. Após acessar, do lado esquerdo da tela escolha a opção Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta.
4. Pronto, é só clicar e emitir o documento.
Extrato do INSS – CNIS
Outra facilidade que você encontra pelo Portal Meu INSS é a consulta do Extrato do INSS, também conhecido como extrato previdenciário ou extrato CNIS.
Esse extrato é o que há de mais completo em informações previdenciárias. Ele permite que o contribuinte acesse seu histórico geral, nome de empregadores, períodos trabalhados, valores de contribuição, etc.
Para ter acesso a esse extrato você precisa ser cadastrado no CNIS.
Caso precise deste serviço, basta seguir estas etapas:
1. Acessar o Meu INSS.
2. Entrar com login e senha caso já seja cadastrado. Se for seu primeiro acesso é necessário cadastrar para depois entrar.
3. Após acessar, do lado esquerdo da tela escolha a opção Extrato Previdenciário (CNIS).
4. Pronto, é só clicar e emitir o documento.
Extrato do INSS: Tempo de contribuição
Esse extrato é uma das opções dentro do segmento do seu CNIS, que é a consulta do extrato de tempo de contribuições pagas ao INSS.
Para acessar esse extrato, você precisa fazer o mesmo processo e na hora de selecionar o serviço, clicar na aba Relações Previdenciárias.
Nesta aba é possível emitir um histórico das informações como: vínculos, recebimentos, remunerações, pagamentos de contribuição, dentre outras.
Simulação de tempo para a Aposentadoria no Meu INSS para cadastrados
Essa é uma das opções mais interessantes para você que queira planejar a aposentadoria por tempo de contribuição.
Caso você tenha cadastro no site Meu INSS é possível não só ver o extrato do INSS, mas simular a contagem do seu tempo de contribuição para a aposentadoria:
Veja como fazer sendo cadastrado:
1. Acessar o Meu INSS.
2. Entrar com login e senha caso já seja cadastrado. Se for seu primeiro acesso é necessário cadastrar para depois entrar.
3. Após acessar, escolha no canto direito da tela a opção Simulação de Tempo de Contribuição.
4. Clique em calcular. Nesta tela você terá o tempo de contribuição em anos, meses e dias.
5. Se quiser mais detalhes, como os registros dos vínculos empregatícios, basta clicar na opção detalhar.
Importante!
Na opção de detalhamento é possível visualizar quanto você já tem de tempo de contribuição e também visualizar na opção por pontos, quantos pontos você já reuniu. Se é suficiente para se aposentar e quanto tempo ou pontos ainda faltam para ter direito às modalidades de aposentadoria por tempo de contribuição.
No detalhamento só não é possível visualizar por completo a possibilidade da aposentadoria por idade, a única informação que pode lhe ajudar a visualizar, nesse caso, é o tempo de contribuição que fica na tela no canto superior.
Atenção!
Como o próprio nome diz, é apenas uma SIMULAÇÃO, ela não considera alguns fatores que alteram o tempo de contribuição, como por exemplo:
- Eventuais períodos de atividades com insalubridade e periculosidade;
- Eventuais períodos de trabalho não recolhidos ao INSS;
- Irregularidade de contribuições ao INSS;
- Atividades rurais não computadas que podem ser comprovadas de outra forma;
- Trabalhados fora do país;
- Atividades exercidas em outros regimes da Previdência;
- Contribuições pendentes ou atrasadas.
- Atividades exercidas como pessoa com deficiência.
- Dentre outras eventualidades…
Por isso a simulação não é válida como documento oficial, ela serve apenas para você ter um parâmetro, porque ela registra única e tão somente informações das suas contribuições.
E para se aposentar você pode ter outras comprovações de períodos que dispensam contribuições, como produtor rural, por exemplo.
Para um cálculo mais apurado, caso tenha outras situações de trabalho a considerar, pode ser necessário consultar um advogado especialista em direitos previdenciários.
Simulação de tempo para a Aposentadoria no Meu INSS para não cadastrados
Se você ainda não tem e não pretende fazer o cadastro no Meu INSS para ter acesso a extrato do INSS e outros serviços, ainda assim é possível fazer a simulação para sua aposentadoria por tempo de contribuição manualmente.
Veja como:
Primeiro, nesse caso, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:
- Sua Carteira de trabalho (CTPS);
- Todos os seus comprovantes de contribuições;
- Guias e carnes de recolhimento.
Com a documentação em mãos você deverá informar sexo e data de nascimento e clicar em + para preencher os dados referente a cada contribuição ou emprego com data da entrada e da saída;
Após preencher tudo é só clicar em simular.
Atenção!
Aqui, como na opção de simulação com cadastro, também é apenas uma simulação, ela não considera alguns fatores que alteram o tempo de contribuição como: os períodos especiais que você tenha tido, ou as outras circunstâncias mencionadas anteriormente.
Portanto, essa simulação também não é válida como documento oficial, é apenas um parâmetro para você analisar e planejar sua aposentadoria por tempo de contribuição.
Outras informações previdenciárias importantes
Saber o dia certo do pagamento de benefício do INSS
Com o cadastro do CNIS você tem acesso ao dia que recebe o pagamento, se quiser, poderá conferir da data do seu recebimento de duas formas.
Veja:
- Quem recebe como benefício o valor de um salário mínimo, receberá seus pagamentos nos últimos 5 dias úteis de cada mês.
- Quem recebe como benefício o valor acima do mínimo, receberá seus pagamentos nos primeiros 5 dias úteis de cada mês.
Observação: Quando as datas não caem em dias úteis o pagamento é feito no dia a seguir.
O INSS publica anualmente seu calendário de pagamentos que fica disponível no site, nos bancos e em lotéricas.
Você sabia que a data do seu recebimento do benefício está no seu cartão de benefício?
Pois está, muita gente não sabe. Confira na sequência de números o último número antes do dígito é exatamente o dia do seu pagamento. Quando esse dia cair em dia não útil, será no próximo dia útil.
Saber o número do benefício do INSS
Ter o número do benefício é fundamental para fazer qualquer operação na previdência hoje em dia. Ele é o seu registro dentro da Previdência Social.
Portanto, é importante tê-lo em mãos sempre que for tratar de qualquer assunto referente à sua relação com o INSS, com a Previdência Social.
Caso contrário não conseguirá agendar perícias, receber informações sobre pagamentos e nem ter acesso a extrato do INSS.
Bem, quando você tem seu benefício concedido você recebe a Carta de Concessão e nela constará o número do seu benefício.
Mas eu sei que nem sempre você sabe onde está ou nem sempre guarda essa carta.
Então, saiba que através do CNIS é possível ter acesso ao número do seu benefício.
Para isso você já precisa ter se cadastrado no site do Meu INSS.
Uma dica que talvez te ajude também é saber que normalmente o número de benefício é o mesmo número do seu PIS/PASEP.
Então se você tiver acesso fácil ao número do seu PIS/PASEP anotado ou em algum documento seu, você tem como usar os serviços que necessitam de número de benefício.
Caso o seu não seja, entre em contato com o número 135 para que um servidor do INSS através do seu CPF possa localizar e te informar o seu número de benefício. O atendimento da Central do INSS é de segunda-feira a sábado, das 7:00 as 22:00hs.
E muito cuidado! Somente através deste número 135 ou do Portal Meu INSS que você tem esse acesso. Nenhum outro órgão ou pessoa tem acesso a este número. Fique atento para que não seja enganado.
Saiba que no seu cartão de benefício também tem o número de benefício, procure logo abaixo do seu nome que você vai identificar.
Gostou desse artigo?
Conseguiu entender tudo sobre o acesso ao Extrato do INSS que você procurava? Compartilha com seus amigos e familiares, pode ser útil também para eles.
E quer um conselho meu, como alguém que lida diariamente com os acessos de informações necessárias junto ao INSS para meus clientes?
Faça o cadastro no Meu INSS e anote seu login e senha, o número do CNIS e benefício e guarde bem guardado, mas em lugar de fácil acesso. Assim na hora que precisar de qualquer informação ou serviço, está na mão.
Hoje com essas informações, como você pode ver neste artigo, você conseguirá acessar uma infinidade de informações e serviços sem sair da sua casa.
E caso precise de mais informações e orientações, disponha.
Nossa equipe especializada em direitos previdenciários pode te ajudar. Fale conosco!
Continue seguindo o blog e tendo todas as informações importantes para o acompanhamento dos seus direitos previdenciários aqui, em primeiríssima mão.