AUXÍLIO-RECLUSÃO

O auxílio-reclusão é pago aos dependentes quando um segurado de baixa renda é preso.

Auxílio-doença

O auxílio-reclusão é pago aos dependentes quando um segurado de baixa renda é preso.

Auxílio-acidente

O auxílio-acidente é um benefício pago pelo INSS ao segurado que tem a capacidade para o trabalho reduzida permanentemente em virtude de acidente ou doença de qualquer natureza.

SEGURO-DEFESO PESCADOR ARTESANAL

O Seguro-Defeso Pescador Artesanal está previsto na Lei nº 10.779/2003. Trata-se de um benefício exclusivo para o trabalhador, cuja única fonte de renda é a atividade de pesca artesanal.

SALÁRIO-MATERNIDADE

Quando chega um filho em uma família, além da felicidade, um novo cenário de vida traz também muitas preocupações, cuidados e despesas.

Salário-família

O Salário-Família é um benefício pago ao trabalhador de baixa renda que tem filhos, ou dependentes equiparados, enteados e tutelados até 14 anos de idade ou inválidos.

PENSÃO POR MORTE

A mudança recente, trazida pela Reforma da Previdência em novembro de 2019, mexeu seriamente no valor do benefício e nas regras da pensão por morte dos segurados da Previdência Social.

PENSÃO MILITAR

A pensão por morte das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) têm algumas particularidades se comparada à pensão por morte das aposentadorias comuns.

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC / LOAS

O Benefício da Prestação Continuada – BPC, criado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS em 1993 visa dar assistência aos idosos e deficientes em desamparo econômico.

ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) opera hoje com um sistema de alíquota de contribuição com três faixas para cobrança para trabalhadores do setor privado,

Adicional de 25% na Aposentadoria

Os aposentados por incapacidade permanente que necessitam de assistência permanente de terceiros têm direito ao adicional de 25% no benefício, é o popular adicional da “Grande Invalidez”.

Acúmulo de benefícios

Em algumas situações é possível receber mais de um benefício do INSS ao mesmo tempo.